segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Esporte mais praticado pela maioria das pessoas

O esporte mais praticado pela maioria das pessoas é a caminhada, revela o relatório anual sobre esporte e fitness apresentado pela Healt, Raquet & Sport Club Association de Boston, nos Estados Unidos (EUA). Segundo o estudo, 65% das mulheres e 45% dos homens amam caminhar. A caminhada se tornou o esporte mais querido, supera a corrida (opção de 35% dos homens e de 34% das mulheres) e as atividades propostas por academias perdem cada vez mais praticantes.
Publicidade Já nos clubes de fitness a ginástica voltada para a beleza do corpo, chamada calisthenics está na moda, diferente do Pilates que vêm perdendo a preferência das pessoas, revela o relatório. Já a fidelidade às academias está em baixa, 59 milhões de norte-americanos ainda usam esta prática, os sócios já caíram para 50 milhões e a fidelidade aos clubes é muito curta, dura no máximo 1 ou 2 anos. As academias perderam no último ano 32% dos inscritos, os clubes que oferecem mais serviços que o simples fitness, dotados de massagens e Spa, já registram um aumento de 25%. As atividades preferidas para manter a forma são as praticadas fora das academias, cerca de 60% dos norte-americanos caminham, 40% corre, 30% joga boliche ou bilhar. Já 25% anda de bicicleta, nada ou faz trilhas em montanhas. Em seguida aparecem a pesca, camping, basquete, golfe ou tênis, esqui, ping-pong, snowboarding e baseball. Já quem opta pela academia frequenta este ambiente em média duas vezes por semana e entre as atividades de grupo da moda aparecem em primeiro lugar as aeróbicas de alto impacto, yoga, bicicleta e hidroginástica. Já a prática do step supera o Pilates e o calisthenics está conquistando cada vez mais espaço. Caminhada ajuda a emagrecer??
A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês. A caminhada tem, ainda, outros benefícios para a saúde, que incluem a redução do colesterol, aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Além disso, está indicado para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeite suas limitações. Dicas para emagrecer com a caminhada Algumas dicas para emagrecer com a caminhada são: Caminhar durante 1 hora após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue; Fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias; Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio; Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos. Para evitar lesões, é recomendado fazer alongamentos antes e depois de caminhar porque isto aumenta a flexibilidade, diminui o risco de cãibras e diminui a concentração de ácido lático nos músculos após o exercício, que é o que geralmente causa dor.

Nenhum comentário: